PLANO DE ENSINO
O curso de Física Experimental I e II tem como finalidade o cumprimento da seguinte ementa:
FEP I: Introdução ao método científico. Leitura e registro de uma medida. Construção e análise de gráficos de resultados experimentais. Linearização de curvas. Introdução à teoria de erros. Propagação de incertezas. Cinemática unidimensional. Determinação da aceleração gravitacional por diferentes processos. Aplicações das leis de Newton. Conservação de energia mecânica e momentum.
FEP II: Uso do computador na regressão de curvas e aplicação do método dos mínimos quadrados. Testes de significância. Método de Galileu para análise de sistemas estáticos. Mecânicade Meios Contínuos. Termometria e Calorimetria. Experiências envolvendo estática do corpo rígido (teorema de Varignon), hidrostática, lei de Stokes, tópicos de física térmica, equivalência Joule-Caloria e experiências envolvendo forças dissipativas.
Os objetivos do curso são:
FEP I: Desenvolver atividades práticas em laboratório; utilizar instrumentos de medidas de comprimento, massa, tempo e temperatura e organizar dados experimentais; determinar e processar incertezas; construir e analisar gráficos para que possa fazer uma avaliação crítica dos resultados; verificar experimentalmente as leis da Física; desenvolver a capacidade de leitura e redação de textos científicos.
FEP II: Planejar e executar um experimento para testar uma teoria física com o auxílio de um roteiro experimental; analisar a coerência dos resultados experimentais com a previsão teórica existente ou outros conjuntos de dados quando apropriado; identificarpossíveis fontes de incertezas no mensurando, quantificá-los e formular uma abordagem para controlá-los; manter um registro atualizado dos procedimentos e resultados experimentais; apresentar resultados e ideias fundamentados em evidências experimentais observando a devida forma escrita e/ou oral; realizar práticas laboratoriais através de experimentos envolvendo os princípios da termodinâmica, mecânica em meios contínuos e experimentos envolvendo rotações de corpos.
Dica Importante!
O aproveitamento de uma disciplina experimental começa como a assiduidade do estudante. Dessa forma, as faltas irão prejudicar sensivelmente o andamento do curso. A reposição de experimentos só será feita mediante justificativa documentada.
A disciplina tem como objetivo levar o estudante a uma compreensão dos aspectos experimentais da física clássica. O aluno deve corresponder realizando todas as atividades propostas, para que os alvos sejam alcançados. Assim, o escolar deve manter uma rotina de estudo da bibliografia dada e das aulas ministradas (esse tempo deve ser no mínimo o dobro da atividade em classe), ESTUDAR PREVIAMENTE OS EXPERIMENTOS A SEREM FEITOS NA PRÓXIMA AULA, PROPOR MODIFICAÇÕES, MELHORIAS, ETC.
IMPORTANTE! O ALUNO DEVE ADQUIRIR OBRIGATORIAMENTE UM CADERNO DE LABORATÓRIO DE CAPA DURA QUADRICULADO (0,5CMX0,5CM), COM FOLHAS, ENUMERADAS, CUJO OBJETO É IMPRESCINDÍVEL NA REALIZAÇÃO DE TODOS OS EXPERIMENTOS E ATIVIDADES TEÓRICAS. ESTE INSTRUMENTO CONTERÁ -MANDATORIAMENTE-, CÓPIA MANUSCRITA DE CADA ROTEIRO EXPERIMENTAL E DADOS EXPERIMENTAIS. APÓS CADA EXPERIÊNCIA O ESTUDANTE DEVERÁ TER SEU CADERNO VISTADO PELO PROFESSOR - IMPRETERIVELMENTE NA DATA DO EXPERIMENTO (EXCLUI-SE OUTRAS DATAS), EM HIPÓTESE ALGUMA SERÃO ADMITIDAS FOLHAS AVULSAS! ESSE CADERNO SERÁ OBJETO DE AVALIAÇÃO; SEU PREENCHIMENTO SERÁ A CANETA, É UM DOCUMENTO! OS ERROS DE PORTUGUÊS DEVERÃO SER EVITADOS, A CLAREZA DAS IDEIAS E REGISTRO SÃO ESSENCIAIS PARA UMA BOA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO ESCRITO NO CADERNO.
Sendo uma disciplina prática, essa necessita do desenvolvimento do espírito de observação do aluno. Na realização das experiências o aluno deve ter em mente, na escrita do relatório, a publicação dos resultados para um leitor que não está presente durante a realização das mesmas. A anotação correta de todos os dados relativos ao experimento tais como: características, modelo, condições ambientais, etc. são imprescindíveis. A clareza é fundamental em qualquer comunicação científica.
As faltas as aulas de laboratório não serão avalizadas pelo professor, mas a reposição se processará em caso: 1) de enfermidade e, 2) pela participação do discente em congressos, simpósios e experimentos científicos – com o devido atestado.
Todos os informes e materiais de apoio da disciplina estão à disposição do aluno no endereço: